Translate

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Como cuidar bem de uma máquina de escrever - 7


7. Nunca coloque óleo nas barras dos tipos ou outros mecanismos da máquina.

Se as barras dos tipos estão grudando, ou seja, não voltam depois de bater na fita, a solução não é colocar óleo, de qualquer tipo, nem mesmo aquele moderno, em spray, que você comprou enquanto esperava na fila do caixa do supermercado e não sabe o que fazer com aquilo.

Esse defeito só é resolvido com uma limpeza feita com ar comprimido, para tirar a poeira acumulada nos pequenos vãos que, com o tempo, sua máquina acumulou enquanto ficou exposta sem a proteção de uma capa.

Lembre-se, o óleo lubrifica, mas também atrai a poeira, formando uma massa gosmenta que impede os movimentos. Se colocar óleo em cima da poeira, sem uma limpeza anterior, imagine e tamanho do problema para quem vai limpar depois.

Um profissional desmonta todas as peças, limpa com ar comprimido, faz uma limpeza fina com querosene e promove um polimento nas partes cromadas, além de revitalizar os cilindros de borracha. Para isso, é preciso ter ferramentas e conhecimento, por isso meu conselho é que ninguém se arrisque a fazer isso se não tiver alguns conhecimentos mecânicos.

Melhor procurar um mecanógrafo a arriscar por conta própria. Mas se for impossível, experimente o ar comprimido. Sem a sujeira, a maioria dos problemas é resolvida.

Luciano Toriello - 06.10.2015
Escrito com uma Facit TP1

3 comentários:

  1. Ainda que sua máquina fosse inteira de aço inoxidável, precisaria de óleo para funcionar perfeitamente. É claro que não se deve colocar óleo sobre peças empoeiradas, mas sem óleo muitas partes ficam sujeitas a oxidação, que é muito pior para limpar do que uma simples poeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Um profissional desmonta todas as peças, limpa com ar comprimido, faz uma limpeza fina com querosene e promove um polimento nas partes cromadas, além de revitalizar os cilindros de borracha. Para isso, é preciso ter ferramentas e conhecimento, por isso meu conselho é que ninguém se arrisque a fazer isso se não tiver alguns conhecimentos mecânicos." -

      Claro que cada um faz o que bem entender com o que é seu, inclusive se lambuzar com óleo, mas não diga que foi uma recomendação minha.

      Excluir
  2. Boa noite, gostaria de saber que tipo de óleo posso usar para lubrificar minha máquina de escrever. Acabei de ganhar uma que está bem detonada. E vejo alguns tutoriais, mas nada que fale que tipo de óleo usar. Obrigada.

    ResponderExcluir