Translate

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Olivetti Studio 44




 Olivetti Studio 44

Criada em 1952, pelo arquiteto e designer Marcello Nizzoli, a Studio 44 é uma preciosidade mecânica que reúne, além de formas perfeitas, uma qualidade de construção que jamais se repetiu em outros modelos da Olivetti, com peças em metais nobres e cromados que dificilmente descascam, perdem o brilho ou oxidam, mesmo com o tempo.

É uma irmã menor da Lexikon 80, por isso compartilha das características que dão, a ambas, uma escrita confortável e precisa.

Tennessee Williams, em férias na Itália,
descobriu a Studio 44 
Não teve variações de cor, além do clássico verde menta, e do marrom claro (ocre, no meu antigo estojo de lápis de cor), que é mais difícil de ser encontrado entre as produzidas no Brasil.

Na parte frontal, destaca-se uma sequência de frisos verticais, emoldurados por um arco que envolve o teclado, diferenciando-a do estilo arredondado que foi comum às máquinas dos anos 1950.

Vinha acompanhada de um luxuoso estojo de madeira, coberto com couro em bordô e revestido internamente por um veludo da mesma cor.

Frisos emoldurados por arco marcam o visual
da Studio 44, diferente do padrão da época
Tem uma régua de aço inox que fica na base do carro, com indicação das colunas, que aparecem em uma janela abaixo do vibrador (peça que movimenta verticalmente a fita). Essa indicação facilita a vida do datilógrafo que se preocupa em escrever com a margem direita justificada.

Se fosse fabricada hoje, com os mesmos padrões de qualidade, poderia ser comparada a uma Ferrari, enquanto a Studio 45, sua sucessora, seria um Fiat básico.

Apesar disso, pode ser encontrada com certa facilidade, em boas condições, por um preço razoável.


Régua de colunas, em inox, aparece em janela abaixo
vibrador, para indicar a posição ao datilógrafo
A minha Studio 44

Gosto tanto desse modelo que tenho duas iguais. Teria outras.
A primeira, chegou com aparência de abandono, mas se revelou perfeita com uma limpeza básica. O problema estava no estojo, em condições ruins. Por isso, procurei outra que tivesse um estojo melhor, mesmo que a máquina estivesse rumando para o ferro velho.

Não demorou a aparecer a candidata perfeita, ainda com a capa original.

Essa máquina tinha a pintura feia, com manchas, e a mecânica estava tomada por sujeira, por isso, mal escrevia.
Transformação da pintura,
com limpeza e polimento


Tive a ideia de desmontar para uma limpeza e cheguei a encontrar, entre os mecanismos, um resto de lápis borracha.

Mas, conforme avançava com o serviço, percebi que estava nova, sem nunca ter sido consertada em toda a sua vida útil.

Até mesmo a pintura voltou às condições originais com um simples polimento, sem qualquer risco ou descascado, nem mesmo nos ombros do teclado.

Ficou ainda melhor que a minha primeira, por
isso mereceu continuar com o seu estojo e passou a ocupar um lugar de honra na minha coleção.

Luciano Toriello - 31.10.2015
Escrito com uma Olivetti Studio 44

Estojo em madeira forrado em bordô. Pesado, mas suficiente para proteger e preservar a máquina para a eternidade





17 comentários:

  1. Boa noite, Luciano,

    estou prestes a comprar uma Olivetti Studio 44. Para você, qual seria o valor justo por ela? Levando-se em conta que a máquina esteja em um ótimo estado de conservação/funcionamento.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto você pode pagar por uma máquina produzida há mais de 50 anos e que se mantém em ótimo estado de conservação e funcionamento? Se a compra te deixa feliz, pague o quanto puder, porque máquina de escrever não é investimento, mas satisfação pessoal.

      Excluir
  2. Boa noite ! A minha se encontra no mesmo estado...queria dar uma limpeza nela, qual produto você usou para que ela voltasse ao seu brilho ?
    Obrigado !! Excelente texto, pude conhecer mais sobre minha máquina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja multiuso ou espuma mágica são ótimos para tirar a sujeira. Cera automotiva ajuda a conservar a pintura, mas é bom evitar ceras abrasivas.

      Excluir
  3. Boa noite ! A minha se encontra no mesmo estado...queria dar uma limpeza nela, qual produto você usou para que ela voltasse ao seu brilho ?
    Obrigado !! Excelente texto, pude conhecer mais sobre minha máquina!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite ! A minha se encontra no mesmo estado...queria dar uma limpeza nela, qual produto você usou para que ela voltasse ao seu brilho ?
    Obrigado !! Excelente texto, pude conhecer mais sobre minha máquina!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite ! A minha se encontra no mesmo estado...queria dar uma limpeza nela, qual produto você usou para que ela voltasse ao seu brilho ?
    Obrigado !! Excelente texto, pude conhecer mais sobre minha máquina!

    ResponderExcluir
  6. Compre uma antes de ontem, ela é ótima, não sei se estava caro mais paguei 400 temers, creio que valew a pena. Adorei o design e a performance. Maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela aquisição, Milena! Tenho certeza que vai ficar muito satisfeita com sua Olivetti. Quanto ao preço, o que vale é a sua satisfação com o estado de conservação e funcionamento. Depois que fiz esse texto, tive a oportunidade de adquirir outra Studio 44, em um raríssimo estojo especial comemorativo e em estado de zero, como se tivesse acabado de sair da fábrica. Prefiro esquecer o quanto desembolsei por ela, mas garanto que não me arrependo.

    ResponderExcluir
  8. Belo post! Tenho uma pequena dúvida: vc sabe se existe diferença significativa de qualidade entre a Studio 44 produzida na Itália e a produzida em Guarulhos? As suas vêm de onde?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Tenho uma dessa, mas não sei como trocar sua fita. Como faço?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Tenho uma máquina dessas, muito usada pela minha mãe que era professora. Mas com o tempo, sua pintura se desgastou, especialmente próximo ao teclado. Estava querendo restaurá-la, inclusive pintando. Tem alguma sugestão de tinta que chegue mais próxima da cor "verde-menta"? Obrigado e parabéns por compartilhar sua história conosco.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!!
    Comprei uma Olivetti Studio 44 e estamos nos deliciando com as crianças descobrindo como funciona o "computador de antigamente" rsss.
    Não conseguimos descobrir o que faz a primeira tecla da esquerda na linha superior antes do número 2. Vc sabe me dizer??
    E como faço o ponto de exclamação?
    Kkkk
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  13. Olá. Tenho uma dessas, herança da minha mãe. Sabe onde posso levar para limpar e revisar em São Paulo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir