Translate

terça-feira, 14 de julho de 2015

Remington ou Olivetti?




Se você pretende comprar uma máquina de escrever para entrar na onda retrô ou até mesmo para matar as saudades do curso de datilografia, já deve ter percebido que o mercado de usados oferece centenas de opções entre modelos da Remington e da Olivetti.

Não sou do tipo que defende a bandeira de uma marca, como os fotógrafos que brigam entre Canon e Nikon. Gosto das duas.

Mas reconheço uma tendência a preferir Olivettis, por fatores diversos, como o design e a origem italiana, assim como gosto de carros da Fiat, apesar de achar os Ford maravilhosos.

Engraçado é que percebo características comuns entre modelos de uma mesma marca, ainda que sejam projetos distantes um do outro. Uma Remington é sempre uma Remington e uma Olivetti é sempre uma Olivetti.

Particularmente, acho as Remingtons macias e leves para escrever, mas não colocaria qualquer uma delas em um lugar de destaque na decoração.

Já as Olivettis costumam ser lindas, com harmonia entre linhas e curvas, mostrando o quanto os italianos são bons com um esquadro e um transferidor.

Se você quer ser feliz com uma máquina de escrever, comece com qualquer uma delas. Depois, se gostar da brincadeira e quiser ter outras, procure uma mais antiga ou feita em outro país, como qualquer marca da Alemanha.

O importante é começar e, como diz um grande colecionador, que tenho o privilégio de chamar de amigo, só coveiro começa por cima.

Luciano Toriello - 13/07/15
Escrito em uma Olivetti Studio 44

8 comentários:

  1. Olá, recentemente adquiri uma Remington Rand modelo 5 portátil. Você saberia me informar onde encontro fita para ela? Grata!

    ResponderExcluir
  2. Olá Erica. Parabéns pela máquina! Espero que esteja em ótimas condições.

    Se precisar apenas da fita nova, basta comprar uma fita comum, padrão Olivetti, em qualquer papelaria, e rebobinar no carretel original, lembrando que o preto fica para cima e o vermelho para baixo. Os dedos ficam sujos, mas sai com água, por isso nem precisa se preocupar.

    Agora, se a máquina chegou sem os carretéis, a situação fica um pouco mais complicada, por isso torço para que não seja o seu caso. Se for, talvez encontre os originais com algum especialista em restauração, procure o Ronaldo Valim, em www.maquinasdeescreverantigas.com.br, ou experimente adaptar um carretel de calculadora Sharp.

    Depois, volte para dizer como resolveu. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo, o site do Ronaldo é www.maquinasantigasdeescrever.com.br

      Excluir
  3. Olá, qual a melhor Olivetti Studio: 44, 45 ou 46? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Studio 44 é mecanicamente superior, com peças robustas de metal nobre, com um toque maravilhoso do teclado. As demais incorporaram o plástico, que é mais frágil, mas têm um toque suave. Todas são ótimas máquinas. A Studio 45 tem um design maravilhoso, uma tradução do estilo da sua época. A Studio 46 é maior e bastante confortável, mas não tem estojo.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma Olivetti Tropical, o que me diz sobre ela? Tem alguma noção do ano de fabricação. Gostaria de saber também onde posos encontrar conteúdos sobre elas. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir