Translate

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Olivetti Studio 45


Duke Ellington ajuda a promover a Studio 45
A Studio 45 traduz a essência do design de sua época, com linhas harmoniosas, carenagem em plástico ABS com uma cor marcante, verde petróleo, que emoldura um teclado que contrasta o preto brilhante com letras brancas.

Uma combinação cuidadosa que está diretamente relacionada à filosofia da empresa, que buscava conquistar o consumidor não apenas pela qualidade mecânica, como era comum a todos os demais fabricantes, mas principalmente pelo visual dos seus produtos, agregando o estilo como um importante valor.

Para promover o modelo, a Olivetti convocou estrelas para conferir sofisticação à máquina, como a modelo Twiggy e o músico de jazz Duke Ellington, em peças publicitárias que recheavam as principais revistas.

O projeto da Studio 45 foi criado em 1967, assinado por Ettore Sottsass, que também criou a Olivetti Valentine, portátil que se tornou outro ícone, preservada no MoMA e perseguida por colecionadores.

O historiador Eric Hobsbawm retratado com sua Olivetti Studio 45
A minha Studio 45

A modelo Twiggy destaca a cor da máquina
Foi a minha primeira Olivetti, encontrada em uma oferta de classificados por um preço baixo, por isso, apesar de já possuir uma Remington 25, resolvi arriscar a nova compra e acabei impressionado por suas qualidades, despertando o meu interesse para a história da marca e pelos demais modelos.

Como estava muito usada e com visual ruim, procurei outra Studio 45 em perfeitas condições, para ter o prazer de possuir uma que estivesse mais próxima de nova. Não foi uma tarefa fácil.

O antigo dono, um empresário do ramo gráfico, recebeu a Studio como presente dos pais, em 1971, mantendo-a com pouco uso, talvez para preservar o mimo, comprado com sacrifício. Com o tempo, acabou esquecida por ele, mas continuou guardada pela mãe.

Preservada com manual e acessórios


Após a perda dos pais, na desocupação do apartamento, encontrou a Olivetti preservada, com manual e acessórios originais. Acabou anunciando, sem o apego pela história pessoal.

Régua de colunas indica o tamanho menor da fonte
Outro diferencial dessa máquina está no tamanho da fonte, menor que o padrão. Essa diferença pode ser notada pela régua de colunas, enquanto uma máquina com fonte comum atinge pouco mais de 80 colunas na largura do cilindro, suficiente para uma folha A4 na posição vertical, minha Studio 45 tem pouco mais de 100 colunas para a mesma medida de cilindro. Isso faz dela ainda mais rara, já que poucas foram as produzidas com medida especial.

A Olivetti lançou outras opções de cores, enquanto a Studio 45 esteve em produção, como o bege com o teclado branco. Também já vi bege com teclado preto. As primeiras vieram com estojo rígido, depois substituído por uma bolsa em couro preto. As últimas, foram protegidas em uma bolsa de plástico, estampada com um padrão de logotipos.

Luciano Toriello - 31.10.2015
Escrito com uma Olivetti Studio 45






5 comentários:

  1. Olá! Existe uma alavanca no lado esquerdo com um sinal de mais (+) na parte de cima e de menos (-) na parte de baixo. A da minha Olivetti Studio 45 parece estar travada, pois não consigo colocar a alavanca para baixo. Existe alguma manha para isso? Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha também parece travada. Ah, você sabe o que fazer quando onde coloca o papel fica puxado para o lado direito e não quer voltar à sua posição normal? Parece que algo está o travando.

      Excluir
  2. https://pt.scribd.com/doc/111444685/Manual-Olivetti-Studio-45

    Aqui está o manual da Olivetti Studio 45

    ResponderExcluir
  3. (+) marca a tabulação (-) limpa a tabulação = essa regra vale para todos os modelos com tabulador. Pela pergunta, talvez não saiba o que é tabulador. Digamos que é um recurso automático que faz o carro parar sempre no mesmo ponto, quando se aciona o botão de tabulador, que no caso das lindas Olivettis, é o botão vermelho.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia tenho uma igual com manual,capa para transporte com as chaves para trancar,os dois pinceis com o estojo.Obs tudo novo vendo por R$300,00.

    ResponderExcluir