Translate

segunda-feira, 13 de março de 2017

Máquinas feitas de ouro?


Na minha infância, toda vez que pedia alguma coisa para minha mãe, como um doce da vitrine do empório, uma revista do Pato Donald ou um pacote de figurinhas, ela sempre me perguntava o preço que eu ia pagar.

Invariavelmente, quando ouvia o valor, protestava:

- Mas isso é feito de ouro?!?

Minha mãe era rigorosa, mas era mãe, por isso, não resistia à minha insistência. Mesmo assim, antes de abrir a bolsa de moedas, avisava:

- É pra comprar um só! Eu quero o troco de volta!!

Faz tempo que não tenho mais espaço para ter mais máquinas de escrever. Como são todas queridas, teria um profundo arrependimento se resolvesse vender qualquer uma delas.

Mas a falta de espaço não me impede de passear por anúncios e, talvez, me encantar.

Já faz tempo que não vejo qualquer máquina que faça meu coração pular, como um modelo raro ou uma peça com pouco uso.

E, ultimamente, mais do que as características das máquinas, o que tem me chamado a atenção é o preço cobrado por elas, mesmo que estejam em mal estado.

Outro dia, vi uma Olivetti antiga que não tinha preço. O sujeito me respondeu que venderia por R$1.000, então, contendo a gargalhada, mantive a educação e ofereci o valor justo de R$200. Como resposta, o vendedor alterou seu anúncio, sapecando R$2.000. Tento advinhar quantos anos ele vai esperar por outra oferta.

Hoje, para a minha surpresa, encontro outro anúncio, dessa vez de uma Olivetti Lettera 22 oferecida por R$1.200!!!

Não discuto o valor afetivo. A máquina que foi de uma pessoa querida, como o vovô já falecido, não pode ter preço. Deve permanecer na família, como uma lembrança viva para as próximas gerações. Mas o aspecto pessoal não tem valor no mercado.

A Lettera 22 é uma ótima portátil, mas nada justifica tanto dinheiro, nem que tenha sido usada pelo Papa. A não ser que, literalmente, seja feita de ouro.



5 comentários:

  1. Luciano, e quanto seria o preço da Letera 22, eu tenho uma e estou pensando em vender?
    André
    Grato!

    ANDRÉ MACÊDO

    anluromacedo@gmail.com

    CRECI - 14009F

    85 32231394
    85 991981694 Oi e WhatsApp
    998060596Tim
    http://www.vivareal.com.br/115242/andre-macedo/

    ResponderExcluir
  2. Luciano, e quanto seria o preço da Letera 22, eu tenho uma e estou pensando em vender?
    André
    Grato!

    ANDRÉ MACÊDO

    anluromacedo@gmail.com

    CRECI - 14009F

    85 32231394
    85 991981694 Oi e WhatsApp
    998060596Tim
    http://www.vivareal.com.br/115242/andre-macedo/

    ResponderExcluir
  3. Olá André,
    Não sou comerciante e não tenho condições de determinar um preço para a sua máquina.
    Para não deixá-lo sem resposta, posso apenas dizer que se estivesse MUITO INTERESSADO em uma Lettera 22, meu limite hoje seria de R$250, desde que estivesse em perfeitas condições de limpeza, funcionamento e conservação, com o estojo intacto.
    A Lettera 22 é uma excelente máquina e uma das minhas preferidas, mas não acredito que há muitas pessoas como eu, interessadas a desembolsar esse valor por uma.
    Infelizmente, para quem deseja vender, o público é bastante limitado.
    Desejo boa sorte no seu negócio.

    ResponderExcluir
  4. Olá td bem...gostei muito do seu blog... aqui no meu trabalho só usamos máquinas de escrever, principalmente da Marca Olivetti modelo Et 2450, acabo sempre levando elas para arrumar num cara no centro aqui de Sp, más noto que muitos problemas dela são do configuração e eu não sei mexer muito bem... por exemplo o carrinho dela sempre trava...aí procurei nas suas postagens se tinha algo sobre ela rsrs... vc conhece esse modelo?
    obrigada
    t+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, fico muito feliz por saber que ainda usa a Olivetti de forma profissional. Os últimos mecanógrafos sobreviventes estão mesmo no Centro de SP, no entorno da Praça da Sé. Infelizmente tenho pouca familiaridade com os modelos eletrônicos, lamento não poder ajudar.

      Excluir